Pedala Queimados foi formalmente fundado pouco antes da pandemia COVID19 começou. O nosso objetivo agora é nos recuperar dos danos financeiros e retomar pouco a pouco as atividades planeadas e também algumas novas. Com a grande visão de estabelecer uma associação firme e sustentável, que um dia seja uma sede como Centro educativo sócio-ambiental [PedaLAR] com fundos suficientes para nos tornar uma referência nacional de cicloativismo oriunda na periferia - para uma região toda.
Aqui apresentamos propostas e pacote para parcerias institucionais.
1 PedaLAR - Espaço Cultural de Ciclomobilidade e Cidadania de Queimados (composto de uma casa Sede Comunitária e um Galpão)
Descrição: Desenvolver um Centro de acolhimento eco-socio-ambiental às causas da Mobilidade Activa de Queimados com galpão de mecânica, escritório, pessoal fixo, espaço para aulas/ cursos e eventos de capacitação e cidadania - o PedaLar.
Chancela: PATROCÍNIO
Período: 10/2022 - 10/2023
Contrapartidas: visibilidade de marca, espaço para eventos, co-criação
Público: população em vulnerabilidade, pessoas LGBTQIA+, idosos.
Público impactado diretamente: 2000/ano
Possibilidade de repasse: Verba Direta e serviço ou material
Valores total da proposta: mais informações e orçamento via email pedalaqueimados2030@gmail.com
Descrição
A associação Pedala Queimados necessita de uma estrutura física e uma equipe fixa para o pleno desenvolvimento dos projetos. Atualmente, o Pedala Queimados mantém seu funcionamento utilizando um espaço intermediário, causado pelas dificuldades durante a pandemia e seria necessário um espaço próprio para que as atividades possam ser integralmente executadas, sobretudo as que envolvem a mecânica de bicicletas. Esse espaço pode acolher atividades da comunidade e tocar os assuntos de transformação social através da ciclomobilidade e da geração de renda. Nós oferecemos cursos de capacitação e profissionalização de serviços e produtos a volta da bicicleta, giramos a roda cultural com mostras de filmes sobre temas urbanos e de ciclomobilidade, mantermos uma horta e um espaço de encontro para outras organizações e atividades congêneres.
Construímos e equipamos os Espaços com apoio por fora e depois mantermos ele numa forma sustentável. O modelo de negócio prevê que um braço econômico do Pedala fortalece e alimenta as atividades sociais e comunitárias do dia-a-dia. Para projetos buscamos o apoio financeiro através de demais verbas de editais.
2 Um pacote de Fortalecimento Institucional e dois atividades contínuos (cursos de mecânica e construção e implantação de paraciclos)
Descrição: Apoio ao funcionamento contínuo da associação, salários para pessoal, aluguel do espaço e vários projetos relacionados a capacitação e geração de renda na área da mobilidade urbana e serviço à comunidade como organização com uma agenda que promove sustentabilidade e transformação social na sociedade.
Chancela: PATROCÍNIO
Período: 11/2022 - 12/2023
Contrapartidas: visibilidade de marca, passeios turísticos, palestras.
Público: população em vulnerabilidade, na maioria negra, mulheres, pessoas de baixa renda, pessoas idosas.
Público impactado diretamente: 200/ ano
Possibilidade de repasse: Verba Direta, serviço ou material
Valores total da proposta: mais informações e orçamento via email pedalaqueimados2030@gmail.com
Descrição
A associação Pedala Queimados precisa manter uma estrutura física e uma equipe fixa para o pleno desenvolvimento dos projetos e para que as atividades possam ser integralmente executadas, sobretudo as que envolvem a mecânica de bicicletas. Por cima disso, apenas parte da equipe que atua hoje no projeto é remunerada, de modo que a Associação conta com o trabalho dos voluntários para realizar seus projetos e captar recursos. Nós precisamos de pessoas que se dedicam de forma integral às tarefas da organização. Esses podem também ajudar na organização e no cuidado dos voluntários.
O projeto necessita de uma equipe fixa de gestão para as funções de: coordenação geral da instituição e articulação com parceiros; coordenação administrativo-financeira, responsável por toda a área administrativa e financeira da instituição; coordenação de projetos, responsável pelo desenvolvimento e monitoramento de cada projeto, além da captação de recursos e formulação das pesquisas a serem aplicadas; mecânico de bicicletas, atuante em todos os projetos da instituição; um funcionário administrativo; um profissional de comunicação responsável pelo plano de comunicação, pela divulgação do projeto e das atividades. O coordenador geral atuará em regime de dedicação (20h/semana, as outras 20h serão financiados pelos projetos), o profissional de comunicação tem previsão para atuar um dia por semana (4 h/semana) e os demais terão carga horária de meio período (de 10 a 20 h / semana).
Inclusive curso de mecânica: O mercado da bicicleta está crescendo cada vez mais. No Brasil afora tanto quanto no Brasil a demanda por serviço voltados à fabricação e conserto de bicicletas está altíssima. A falta de pessoal formado e pessoal com falta de formação encontram um mercado favorável. Cada oficina tem a duração de 6 aulas, com 8 horas cada, totalizando 48 horas, em turmas que comportam até 20 alunos. Serão contratados um professor e um monitor para as aulas. Esse curso pode ser realizado em três momentos diferentes ao longo do ano, com o primeiro previsto para o início do ano, o segundo no meio e o terceiro ao fim do ano.
Inclusive implantação de paraciclos: As bicicletas que são fornecidas para o sistema de compartilhamento nos bairros precisam ser entregues em conjunto com os suportes que permitam estaciona-las. Estes suportes são chamados paraciclos e podem ser feitos no próprio espaço do Pedala Queimados, uma vez que a equipe possui conhecimento e experiência para isso. Os paraciclos podem ser desenvolvidos para o fim de criar uma identidade local de Queimados. Com cores e formatos diferentes para que se tornem objetos de orgulho e da valorização do território. Na quadra de futebol, por exemplo, onde não há estacionamento adequado para as bicicletas. Junto a abertura do estacionamento terá um evento de pintura de mural onde convidamos uma artista, um artistas para pintar as paredes do quadro. Esses tipos de eventos são importantes no local para que os territórios que ainda não são tomados pelo crime das milícias e celebram a sua identidade e cuidam e curam os seus passados.
3 Projeto Bicicletas compartilhadas para Queimados, em duas bases comunitárias.
Descrição: O projeto tem como o principal objetivo fortalecer a ciclomobilidade por meio da disponibilização de bicicletas compartilhadas como meio de transporte e fonte de trabalho e renda para uma população negra em vulnerabilidade e sobretudo impactada pela pandemia da COVID-19, a inflação e os aumentados custos de alimentos.
Chancela: PATROCÍNIO
Período: 10/2022 - 10/2023
Contrapartidas: Patrocinador principal, comunicação nas mídia social, visibilidade de marca, camisas etc
Público: população em vulnerabilidade, na maioria negra, mulheres, pessoas de baixa renda, pessoas idosos.
Público impactado diretamente: 2000/ano
Possibilidade de repasse: Verba Direta, serviço ou material
Valores total da proposta: mais informações e orçamento via email pedalaqueimados2030@gmail.com
Descrição
O objetivo geral do projeto é dar prosseguimento à implementação de um sistema de bicicletas compartilhadas em Queimados. A bicicleta aparece como um meio de transporte oportuno, o que deu origem à ideia do compartilhamento de bicicletas entre os moradores do bairro.
O processo envolve o recolhimento de bicicletas abandonadas em prédios e condomínios na região metropolitana do Rio de Janeiro e a capacitação de moradores de Queimados para reformá-las, deixando-as prontas para serem disponibilizadas para os moradores do bairro. Desta forma, o projeto proporciona não apenas o reaproveitamento das bicicletas abandonadas como também incentiva os moradores a conhecer o universo da bicicleta, a refletir sobre sustentabilidade e mobilidade, capacita-os em mecânica básica e ainda disponibiliza as bicicletas em perfeitas condições para uso para a população.
O projeto tem atuação em várias frentes, uma vez que, ao reaproveitar bicicletas que não são mais utilizadas e poderiam se tornar resíduo mal descartado, também capacita moradores em uma nova habilidade, desperta o interesse pelo tema da mobilidade e provê um meio de transporte tradicional, saudável, econômico e sustentável para um grande conjunto habitacional.
O processo prevê desde o contato com prédios e condomínios para divulgação do projeto que disponibilizem as bicicletas até o recolhimento destas, seu conserto e/ou manutenção, a instalação dos paraciclos e a entrega das bicicletas em bom estado para uso dos moradores. Após a entrega, o Pedala Queimados ficará responsável pela administração das bicicletas, a cargo de sua equipe fixa e do articulador local.
4 Fabricação de bikes de bambu
Descrição: Apoio a estabelecer um negócio com impacto socioambiental positivo para a geração de renda através da fabricação de bicicletas de bambu para e pela comunidade (incluindo oficinas de capacitação).
Chancela: PATROCÍNIO
Período: 11/2022 - 12/2023
Contrapartidas: Patrocinador principal, comunicação nas mídia social, visibilidade de marca, camisas etc
Público: População em vulnerabilidade , mulheres, jovens, pessoas de baixa renda, pessoas sem acesso ao mercado de trabalho
Público impactado diretamente: 500/ ano
Possibilidade de repasse: Verba Direta, serviços ou material
Valores total da proposta: mais informações e orçamento via email pedalaqueimados2030@gmail.com
Descrição
Para promover a transformação social no nosso bairro periférico queremos construir bicicletas de bambu, feitas pela própria comunidade e para a própria comunidade. Com o foco na redução das desigualdades e a geração de renda, o projeto pensa em vários modelos de negócio no longo prazo, criando uma nova fonte de emprego e renda numa região carente de ofertas laborais de alta qualificação: 1. Construção das bikes de bambu para venda; 2. para aluguel no ecoturismo na Região da Baixada.
Mais do que isso, são selecionadas pessoas para a capacitação em diversas situações de exclusão de oportunidades, como membros de abrigos municipais, ex-detentos em liberdade condicional, LGBTQIA+, donas de casa, jovens buscando a primeira especialização. Temos a visão de construir também bicicletas de carga e triciclos para pessoas com deficiência.
Não há no Brasil um empreendedorismo com impacto social-ambiental que constrói bicicletas nas comunidades periféricas. Desenvolveremos um projeto de pesquisa (com uma faculdade) que experimente com resina vegetal na construção, para nos tornarmos uma referência internacional de sustentabilidade.