Bicicletas de Bambu
Construção de bicicletas de bambu pela comunidade pela e para a população de Queimados a fim de gerar emprego e renda e a oportunidade de mobilidade para para uma população em vulnerabilidade e sobretudo impactada pela pandemia da COVID-19.

A médio prazo, bicicletas simples de bambu serão montadas por um grupo local e farão parte de um sistema compartilhado em Queimados. Desta forma, quem não tiver condições de possuir uma, poderá ter acesso a elas e assim ter o seu uso incentivado como meio de transporte e de geração de renda, além de disponibilizá-las aos entregadores.
A longo prazo, serão confeccionadas bicicletas de alto padrão para diferentes públicos e de diferentes faixas de renda. O objetivo é ter margem de lucro para financiar tanto o empreendedorismo e torná-lo ainda mais sustentável economicamente quanto os outros projetos com impacto socioambiental.
A visão do Pedala Queimados é se tornar um polo de ciclo-atividades e ciclo-cidadania e criar uma marca de bicicletas de bambu reconhecida e que também atinja um público dos centros metropolitanos do país.
Os recursos servirão para financiar diversas atividades de criação de conhecimento e habilidades a fim de viabilizar e sustentar essa visão. O projeto já captou R$ 46.000 com um financiamento coletiva - um recurso que será usado para a compra de material, ferramentas e equipamentos para serem usados nas oficinas de mecânica.
Neste projeto, pretende-se fabricar bicicletas de bambu criando emprego local com objetivos de curto, médio e longo prazo, conforme descrito a seguir:
Até o final de 2021 serão fabricadas 10 bicicletas que serão alugadas para passeios turísticos na região da Baixada Fluminense, com um público já definido, a fim de promover o turismo sustentável e gerar renda para as guias locais.